quarta-feira, 24 de março de 2010

Betacaroteno


betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A.
Ele tem uma importante função no organismo humano, pois atua na formação de pigmentos visuais, no crescimento celular normal, no desenvolvimento, na manutenção da estrutura epitelial e das mucosas que revestem intestinos, vias respiratórias e no desenvolvimento dos dentes e ossos.
Sabe-se hoje que ele é um antioxidante, inibe radicais livres e preveni o envelhecimento, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras. O betacaroteno também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxília na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas e conferir o bronzeamento.
A conversão do betacaroteno em vitamina A é realizada na parede do intestino delgado, sendo sua conversão influenciada pela ingestão de gordura e proteínas da dieta. O betacaroteno só é biologicamente ativo quando transformado em retinol (Vitamina A), seu teor no sangue é de 300mcg/dl.
A carotemia que se apresenta após a ingestão de vegetais ricos em caroteno, como a cenoura, desaparece após a suspensão dessas fontes. A absorção de betacaroteno encontra-se em dependência da presença de bile e aproximadamente um terço de betacaroteno é absorvido a nível intestinal.
As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.
Consumir grande quantidade de betacaroteno não é perigoso para o organismo. O único efeito colateral conhecido pelo excesso do mesmo é o aparecimento de uma coloração amarelada na pele, que é inócua e não deixa sequelas, que desaparece com a redução do consumo, denominada por hipercarotenodermia.

Fonte:    http://suplementonutricional.com.br/2010/02/09/betacaroteno/

Um comentário: